en

IMG revela Projekt e Racecar

A IMG inaugurou uma nova era ousada no automobilismo com a revelação global do carro de corrida totalmente eléctrico que competirá na série de desenvolvimento eléctrico, codinome Projekt E, em 2020. A inauguração oficial do carro de corrida Projekt E, uma colaboração entre a IMG e a empresa austríaca STARD (Stohl Advanced Research and Development), ocorreu no Museu do Motor de Riga, na Letônia.
Convidados VIP, equipas e pilotos do World RX e Euro RX se reuniram para o evento para ver em primeira mão o carro que será apresentado na inovadora série eléctrica.
O Projekt E exibirá carros movidos a eletricidade no mesmo horário que os Supercarros World RX tradicionais nas provas europeias seleccionadas do campeonato em 2020.
Paul Bellamy, vice-presidente sênior da IMG Motorsports e Manfred Stohl, da STARD, tiveram a honra de tirar as mangas do carro. "Hoje alcançamos um ponto de viragem no futuro do automobilismo baseado na produção com a inauguração do carro de corrida que será apresentado na série de suporte eléctrico em 2020, com o nome de Projekt E", disse Bellamy.
"A electrificação na indústria automoóvel está-se movendo em ritmo acelerado e estamos extremamente orgulhosos de ser os pioneiros no espaço do automobilismo eléctrico para veículos de produção".

"O carro que revelamos hoje, é o resultado de meses de colaboração com nosso parceiro técnico, STARD. Esse trabalho se concentrou no desenvolvimento de tecnologias eléctricas, sistemas de carregamento e segurança para os carros de corrida Projekt E.

"Essa colaboração é mais uma prova do compromisso da IMG com a mobilidade futura e as tecnologias relevantes no ambiente rallycross".

"O carro parece impressionante do lado de fora, mas sob a pele é o que realmente importa. O Rallycross é conhecido por lançamentos rápidos e acção rápida de roda a roda. A tecnologia avançada que alimenta o carro de corrida Projekt E produzirá níveis de torque que nunca vimos em rallycross antes".

"É um momento emocionante para o desporto do rallycross. Nosso objectivo com o novo visual do fim-de-semana de corrida para 2020, com a inclusão do Projekt E, é permitir que os fãs de rallycross desfrutem dos tradicionais motores de combustão interna - e recebam uma amostra do futuro ao mesmo tempo".

O Projekt E usará os sistemas de trem de força EV "REVelution" da STARD, que produzirão até 450kW (613bhp) de potência combinada, 1100Nm de torque instantâneo e produzirão uma velocidade máxima de 240 km / h.

O plano é usar a tecnologia de chassi atual, como o STARD World RX Ford Fiesta 2019. O conceito permite a conversão de carros actuais ou de novas construções nos regulamentos de chassi actuais usando o sistema de transmissão REVelution.

E, pela primeira vez no automobilismo, o Projekt E permitirá o uso de motores eléctricos de carros de corrida em carros de corrida.

"Estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a IMG neste projecto inovador que mudará o cenário técnico do automobilismo e do rallycross em particular", disse Manfred Strohl, presidente do Stohl Group.

"Atualmente, há muita actividade nas corridas híbrida e eléctrica, mas o que diferencia o Projekt E é o fato de que o carro de corrida Projekt E pode utilizar motores eléctricos de carros de estrada".

"O desempenho do carro de corrida será impressionante quando você considerar que, em termos de torque, a unidade de potência é capaz de 0-90% em cerca de 32 milissegundos. Os motores giram em até 14.000 rpm. O Projekt E adicionará uma dimensão totalmente nova e inovadora ao rallycross em 2020."

O objectivo do Projekt E é avaliar carros de corrida eléctricos em um ambiente World RX, de acordo com o roteiro para electrificação do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA, que foi ratificado pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

Sexta-feira 13 de Setembro de 2019