en

MIRANDA DE EBRO PROCLAMA OS CAMPEÕES 2024 DAS LOTARIAS CERX

Tino Iglesias revalida o título na categoria mais elevada, com o N5 RMC, proclamando-se Campeão Espanhol de Super RX

Diego Martínez conquista o título de campeão espanhol de CrossCar RX e Abel González garante o título de Junior RX

Os três proclamados Campeões Espanhóis de Rallycross assinaram também as vitórias do 5º CERX Rallycross de Miranda de Ebro

Ultrapassagens, combates corpo a corpo e vitórias épicas marcaram a última etapa da temporada do Campeonato Espanhol de Rallycross de Lotarias. O resultado de uma temporada de 2024 ocorreu no Circuito Antonio Vadillo em que Tino Iglesias foi proclamado Campeão Espanhol de Super RX, Diego Martínez certificou o título de Campeão Espanhol de CrossCar RX e Abel González fez o mesmo na Taça de Espanha Junior RX.

A pista de Burgos recebeu os pilotos no sábado com um nevoeiro que se foi dissipando gradualmente e permitiu-lhes ter as primeiras sensações antes das primeiras batalhas. Tino Iglesias conseguiu vencer Sergio Bello com uma margem estreita para marcar a Pole Position no Super RX. Da mesma forma, a margem de Diego Martínez sobre Marco Matador para o madrileno conquistar o melhor tempo no CrossCar RX também foi muito estreita. Por sua vez, Abel González foi o mais rápido na Qualificação Junior RX com uma certa vantagem sobre os seus perseguidores.

A intensidade das corridas durante a tarde aumentou exponencialmente à medida que o sol banhava cada recanto do Circuito Antonio Vadillo, iluminando as espectaculares corridas entre os principais candidatos ao título de cada uma das categorias. Sergio Bello deu o mote ao vencer a Q1 e a Q2 do Super RX, enquanto Diego Martínez na Q1 e Marco Matador na Q2 partilharam as primeiras posições no CrossCar RX. Entre os mais jovens, as atenções centraram-se no impressionante combate entre Abel González e Óscar Fuertes, com o cantábrico a liderar firmemente a Q1 e o madrileno a vencê-lo na Q2.

O tímido nevoeiro da manhã de domingo cedo deu lugar a um sol marcante que aqueceu a pista durante o Warm Up foi um verdadeiro aperitivo do que viria depois, com Tino Iglesias a bater na mesa, depois dos problemas de sábado, para vencer no Super RX . Marco Matador, por sua vez, conquistou a vitória no CrossCar RX e Abel González no Junior RX.

As meias-finais abriram as batalhas eliminatórias para determinar os candidatos à vitória na final. Sergio Bello, Tino Iglesias e Carlos Fernández conquistaram esse direito na Semifinal A do Super RX, com Gorka Eizmendi, Emilio Arias e Iban Altuna a conseguirem na Semifinal B. Com o título CrossCar RX decidido a favor de Diego Martínez, o madrileno liderou a Semifinal B, à frente de Yésica Lorenzo e Daniel Gabari; com Marco Matador, Igor Ayensa e Iosu Alberdi a irem à Final da Semifinal A. Por sua vez, Abel González liderou o caminho para a Final Júnior RX, à frente de Óscar Fuertes, Tomas Pregliasco, Jon Bikendi e Iria Iglesias.

Tino Iglesias, que esteve perto de desistir no sábado depois de ter passado por problemas, deu a volta à situação de forma formidável, superando todos os seus rivais num início brilhante para assumir a liderança e conquistar a vitória Super RX do 5º CERX Rallycross de Miranda de Ebro. Além disso, com Gorka Eizmendi, o seu principal rival, a ficar para trás, o piloto galego conseguiu revalidar o seu título, proclamando-se Campeão Espanhol de Super RX. Atrás dele, Sergio Bello e Carlos Fernández subiram ao segundo e terceiro degraus do pódio.

Por seu lado, Diego Martínez, já matematicamente campeão espanhol de CrossCar RX, não deixou nada ao acaso e conquistou a vitória em Miranda de Ebro com autoridade, à frente de Igor Ayensa e Marco Matador. No Junior RX, o ritmo de Abel González foi fundamental para que o cantábrico conquistasse a vitória e o título de campeão da Taça de Espanha Junior RX.

Com o sol a despedir-se da tarde, os três campeões do Campeonato Espanhol de Rallycross Loterías 2024 festejaram os respectivos títulos na reta do Circuito Antonio Vadillo, dando o toque final a uma espectacular temporada de consolidação definitiva do Rallycross em Espanha. A CERX Loterías escreve um novo capítulo da sua curta história e vira a página para captar os primeiros parágrafos do capítulo de 2025.

Miranda de Ebro (Burgos), 3 de Novembro de 2024

Crédito da fotografia: eme2media - CERX Media

We use cookies to enable the proper functioning and security of our website, and to offer you the best possible user experience.

Advanced settings

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.