en

MIRANDA DE EBRO PROCLAMA OS CAMPEÕES 2024 DAS LOTARIAS CERX

Tino Iglesias revalida o título na categoria mais elevada, com o N5 RMC, proclamando-se Campeão Espanhol de Super RX

Diego Martínez conquista o título de campeão espanhol de CrossCar RX e Abel González garante o título de Junior RX

Os três proclamados Campeões Espanhóis de Rallycross assinaram também as vitórias do 5º CERX Rallycross de Miranda de Ebro

Ultrapassagens, combates corpo a corpo e vitórias épicas marcaram a última etapa da temporada do Campeonato Espanhol de Rallycross de Lotarias. O resultado de uma temporada de 2024 ocorreu no Circuito Antonio Vadillo em que Tino Iglesias foi proclamado Campeão Espanhol de Super RX, Diego Martínez certificou o título de Campeão Espanhol de CrossCar RX e Abel González fez o mesmo na Taça de Espanha Junior RX.

A pista de Burgos recebeu os pilotos no sábado com um nevoeiro que se foi dissipando gradualmente e permitiu-lhes ter as primeiras sensações antes das primeiras batalhas. Tino Iglesias conseguiu vencer Sergio Bello com uma margem estreita para marcar a Pole Position no Super RX. Da mesma forma, a margem de Diego Martínez sobre Marco Matador para o madrileno conquistar o melhor tempo no CrossCar RX também foi muito estreita. Por sua vez, Abel González foi o mais rápido na Qualificação Junior RX com uma certa vantagem sobre os seus perseguidores.

A intensidade das corridas durante a tarde aumentou exponencialmente à medida que o sol banhava cada recanto do Circuito Antonio Vadillo, iluminando as espectaculares corridas entre os principais candidatos ao título de cada uma das categorias. Sergio Bello deu o mote ao vencer a Q1 e a Q2 do Super RX, enquanto Diego Martínez na Q1 e Marco Matador na Q2 partilharam as primeiras posições no CrossCar RX. Entre os mais jovens, as atenções centraram-se no impressionante combate entre Abel González e Óscar Fuertes, com o cantábrico a liderar firmemente a Q1 e o madrileno a vencê-lo na Q2.

O tímido nevoeiro da manhã de domingo cedo deu lugar a um sol marcante que aqueceu a pista durante o Warm Up foi um verdadeiro aperitivo do que viria depois, com Tino Iglesias a bater na mesa, depois dos problemas de sábado, para vencer no Super RX . Marco Matador, por sua vez, conquistou a vitória no CrossCar RX e Abel González no Junior RX.

As meias-finais abriram as batalhas eliminatórias para determinar os candidatos à vitória na final. Sergio Bello, Tino Iglesias e Carlos Fernández conquistaram esse direito na Semifinal A do Super RX, com Gorka Eizmendi, Emilio Arias e Iban Altuna a conseguirem na Semifinal B. Com o título CrossCar RX decidido a favor de Diego Martínez, o madrileno liderou a Semifinal B, à frente de Yésica Lorenzo e Daniel Gabari; com Marco Matador, Igor Ayensa e Iosu Alberdi a irem à Final da Semifinal A. Por sua vez, Abel González liderou o caminho para a Final Júnior RX, à frente de Óscar Fuertes, Tomas Pregliasco, Jon Bikendi e Iria Iglesias.

Tino Iglesias, que esteve perto de desistir no sábado depois de ter passado por problemas, deu a volta à situação de forma formidável, superando todos os seus rivais num início brilhante para assumir a liderança e conquistar a vitória Super RX do 5º CERX Rallycross de Miranda de Ebro. Além disso, com Gorka Eizmendi, o seu principal rival, a ficar para trás, o piloto galego conseguiu revalidar o seu título, proclamando-se Campeão Espanhol de Super RX. Atrás dele, Sergio Bello e Carlos Fernández subiram ao segundo e terceiro degraus do pódio.

Por seu lado, Diego Martínez, já matematicamente campeão espanhol de CrossCar RX, não deixou nada ao acaso e conquistou a vitória em Miranda de Ebro com autoridade, à frente de Igor Ayensa e Marco Matador. No Junior RX, o ritmo de Abel González foi fundamental para que o cantábrico conquistasse a vitória e o título de campeão da Taça de Espanha Junior RX.

Com o sol a despedir-se da tarde, os três campeões do Campeonato Espanhol de Rallycross Loterías 2024 festejaram os respectivos títulos na reta do Circuito Antonio Vadillo, dando o toque final a uma espectacular temporada de consolidação definitiva do Rallycross em Espanha. A CERX Loterías escreve um novo capítulo da sua curta história e vira a página para captar os primeiros parágrafos do capítulo de 2025.

Miranda de Ebro (Burgos), 3 de Novembro de 2024

Crédito da fotografia: eme2media - CERX Media