en

Baja Oeste de Portugal 2024 já tem líderes

Bruno Santos assegura primeiro posto apesar de uma queda

João Vale ganha vantagem na luta pelo título nos quads

Pedro Antunes marca a posição dianteira entre os SSV

Bruno Santos em Husqvarna
Bruno Santos em Husqvarna

A edição da Baja Oeste de Portugal 2024 já arrancou. Neste primeiro dia, as equipas de motos, quads e SSV foram os primeiros e únicos a entrar em acção com a disputa dos 5,56 quilómetros do prólogo. A jogar em "casa", Bruno Santos não se fez rogado e obteve o melhor tempo entre as motos, naquela que foi uma demonstração clara de que está na prova para repetir o triunfo alcançado no ano passado. Entre os quad, a luta pelo título de campeão está muito renhida. Dos três candidatos, João Vale foi quem levou a melhor e parte na frente para os dois sectores selectivos do fim-de-semana. Nos SSV, destaque para Pedro Antunes que bateu a concorrência e parte para o dia de amanhã no comando da classificação.

O primeiro dia da Baja Oeste de Portugal 2024 já permitiu que os apaixonados pelo todo-o-terreno vibrassem com a competição. Depois das respectivas verificações administrativas e técnicas, que permitiram aos concorrentes entrarem em prova, seguiu-se o confronto inaugural para motos, quads e SSV.

Ao longo de 5,56 km já houve espaço para que as equipas dessem espectáculo e alguns incidentes. Que o diga Bruno Santos. O piloto da Husqvarna foi o mais rápido mas não evitou uma queda. Ainda assim, bateu Micael Simão (Gas Gas) por 8,8 segundos, enquanto Cristophe Lajouanie (Sherco) ficou em terceiro, a nove segundos do mais forte.

"O prólogo foi giro, típico da zona, com pisos bastante arranjados e pisos mais barrentos. Estou com muita expectativa para ter um bom terreno. Tive uma pequena queda, mas senti que vinha muito rápido. Sei que ganhei o prólogo e isso é positivo para amanhã. Vou levar uns segundos de avanço e é muito bom sentir o apoio das pessoas que puxam por mim e dão muita força", explicou Bruno Santos.

João Vale em Can-Am
João Vale em Can-Am

Entre os quads, João Vale (Can-Am) está na frente mas foi apenas 3,3 segundos mais rápido do que Rodrigo Vale (Yamaha), que está na segunda posição, e 3,7 segundos do que Luís Fernandes (Yamaha). Para o líder da Baja Oeste de Portugal, esta foi a melhor forma de começar a corrida e consolidar o favoritismo na luta pelo título de campeão que tinha no início da baja pois é o primeiro classificado no campeonato.

"Conseguimos vencer. Isso dá-nos um ponto extra. Temos, agora, 18 pontos para o segundo classificado. O dia de amanhã é o mais longo. Vamos tentar gerir da melhor forma para não cometer nenhum erro grave que nos tire para fora das contas do campeonato. Vamos gerir e, depois, tentar vencer no domingo porque se for o Luís a ganhar, acabamos empatados e o facto de desempate é a vitória no segundo dia", afirmou João Vale.

Pedro Antunes em Can-Am nos SSV
Pedro Antunes em Can-Am nos SSV

Pedro Antunes foi o melhor dos SSV e esta foi a melhor forma de entrar em competição. Sexto classificado no campeonato, o piloto do Can-Am sabe que só se andar ao ataque é que consegue reduzir a desvantagem que tem para os adversários e começou, desde já, a ganhar no prólogo. Beto Borrego já está fora das contas do título, mas não foi por isso que não procurou andar depressa. Conseguiu fazê-lo e obteve o segundo tempo a 5,4 segundos do vencedor do prólogo. Pedro Carvalho (Bombardier) ficou na terceira posição, a nove segundos de Antunes.

"Entrámos para esta prova, que é aquela em que nos sentimos em casa, pois somos de Torres Vedras, com o objectivo de fazer uma boa corrida. Começámos com uma vitória no prólogo, apesar de isso ser só um aperitivo para o fim‑de‑semana. Não conta para nada, pois só define a posição para amanhã, mas é sempre melhor começar a ganhar", disse Pedro Antunes.

Amanhã, as motos, os quads e os SSV percorrem o primeiro sector selectivo da Baja Oeste de Portugal 2024, enquanto os automóveis entram em acção. De manhã competem no prólogo e, à tarde, fazem o sector mais curto do fim‑de‑semana.

Pode consultar os tempos online a partir desta ligação.

8 Novembro 2024