en

Novidades no final de temporada do Campeonato de Portugal de Velocidade

O Campeonato de Portugal de Velocidade de 2024 termina no próximo fim-de-semana no Autódromo do Estoril, a sua temporada, apresentando uma das suas melhores listas de inscritos para um evento dedicado, quando ainda quase todos os títulos estão por definir.

Ao longo da época verificaram-se grelhas de partida superiores a quarenta carros, mas esses eram eventos que juntavam os concorrentes da competição portuguesa, do Iberian Supercars e do Supercars Jarama RACE, o que contribuiu decididamente para as fartas listas de inscritas. Desta feita, a prova conta somente para o Campeonato de Portugal de Velocidade, sendo o número de inscritos, vinte e sete, impressionante, tendo isso em conta.

Para além dos habitués e dos pretendentes aos títulos, são algumas as novidades que se apresentarão no histórico circuito português, onde no ano passado se viveu um intenso duelo pelo título de GT4 entre o BMW M4 GT4 partilhado por José Carlos Pires e Francisco Abreu e o Mercedes AMG GT4 de Nuno Pires e Elias Niskanen, tendo a balança pendido para o duo da Speedy Motorsport, em detrimento do da Lema Racing, quando a bandeira de xadrez da segunda corrida já estava no horizonte.

São, no entanto, diversas as movimentações de pilotos que se verificarão no próximo fim-de-semana, em alguns casos com 2025 em vista.

Bailey Voisin, piloto com fortes ligações à Aston Martin Racing, substituiu Gonçalo Araújo ao lado de Bruno Pereira no Aston Martin Vantage GT4 preparado pela Araújo Competição, mas o português regressa aos comandos do carro britânico para continuar a boa evolução que a dupla tem evidenciado ao longo do ano.

Do lado da Veloso Motorsport, Miguel Lobo não está ainda recuperado da sua desafortunada queda em Valência, e continuará a ser substituído por Gonçalo Fernandes, que foi uma agradável surpresa no Algarve, no Porsche Cayman RS CS onde pontifica Francisco Mora, que ainda é um dos candidatos ao título da categoria geral GT e da divisão GT4 Pro.

A Lema Racing tem tido uma temporada agitada, mas na passada etapa, realizada no Algarve, a sua nova contratação, Mark Kastelic, mostrou um excelente nível competitivo na sua estreia na competição, com um bom sexto lugar na segunda corrida do evento. O piloto esloveno terá no Estoril um novo colega de equipa, Giacomo Pedrini, um jovem italiano que vai fazer a sua estreia de GT4.

No campo da Racar Motorsport a grande novidade será o regresso de Filipe Videira e António Lopes. Esta dupla sofreu um forte impacto de outro concorrente na segunda prova de Valência, o que deixou o seu Aston Martin Vantage AMR GT4 bastante destruído. Depois de terem falhado o evento do Algarve, o duo regressa para a prova final da temporada aos comandos do Mercedes AMG GT4 da equipa de Lisboa e em que Manuel Gião, Carlos Vieira e Roberto Faria usaram o ano passado para conquistar uma vitória na GT4 Pro em Vila Real e dois segundos lugares em Jerez.

Henrique Cruz tem vindo a ter inúmeros colegas de equipa ao longo da temporada aos comandos de um dos Ginetta G55 da Tockwith Motorsport. O jovem de Leiria, que o ano passado fez parte da FPAK Júnior Team, volta a ter um novo companheiro no Estoril para o ajudar na luta pelo ceptro da divisão GTX – Gracie Mitchell, uma piloto inglesa que tem competido este ano na Protyre Motorsport Ginetta GT Championship – Am, tendo já conquistado alguns pódios na competição britânica.

O duo luso–britânico terá um novo opositor na divisão, o Porsche Cayman GTS da HY Racing que será dividido por Bruno Barbaro e Jacques Derenne. Tanto a equipa belga como os pilotos do carro germânico têm uma longa experiência nas provas disputadas no dantesco Nordschleife, sendo um dos motivos de interesse do fim-de-semana seguir a sua prestação no Autódromo do Estoril.

Na divisão Cup haverá também novidades, João Posser volta a tomar parte no evento de encerramento aos comandos do seu Porsche 911. O piloto da Veloso Motorsport terá como objectivo contrariar o ascendente de Rui Miritta, que tem já no bolso o ceptro da geral GTC e da divisão Cup. O homem da Monteiros Competição terá na prova do Estoril a companhia de Tiago Gonçalves. O duo já fez equipa aquando da primeira visita do campeonato ao mais antigo circuito permanente de Portugal, tendo então conseguido dois triunfos na sua divisão.

São motivos, assim com a luta pelos diversos títulos, para que os adeptos de automobilismo rumem ao Autódromo do Estoril nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, sendo o acesso à bancada A, gratuito. Para aceder ao exclusivo mundo do paddock e dos bastidores, participando em todas as actividades previstas, será preciso apenas um passe que terá o acessível custo de 20€ para todo o fim-de-semana (sábado e domingo) e de 15€ para um só dia.

Tanto o passe diário como o de dois dias, podem ser adquiridos no site da BOL.pt, ou fisicamente em qualquer balcão de venda da FNAC ou Worten em todo o país, até ao dia 29 de Novembro. Nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, os bilhetes de paddock estarão apenas disponíveis para compra na bilheteira do circuito.

No domingo, todas as corridas terão transmissão televisiva em directo nas redes sociais Facebook e Youtube da Race Ready. Serão também emitidas, as duas corridas em directo do Campeonato de Portugal de Velocidade, em Portugal pela A Bola TV e em Espanha pela DAZN.

Fpak, 28 Novembro 2024