Mundial de Rallycross 2025 suspenso, até quando?
EMISSÁRIO DA FIA VEM A LOUSADA
A aquisição pela Câmara Municipal dos terrenos ocupados pela pista e a sua envolvente iria permitir a modernização e ampliação das instalações, bem como a construção de um novo paddock ou boxes (em 2026). Os trabalhos decorrem a todo o vapor, com melhoria do traçado e reconstrução das instalações de apoio, entre outras benfeitorias. No final as obras de requalificação do empreendimento rondarão um custo de cerca de 3 milhões de euros.
A entrada de Lousada no Mundial de Rallycross acontece numa altura em que o campeonato está a passar por uma grande crise, tendo o calendário de 2024 composto por apenas cinco provas um reflexo disso. "O WRX tem seguido uma espiral descendente nos últimos anos, com a temporada de 2024 a ser a pior de sempre, com poucos carros e até poucas provas. A Rallycross Promoter GmbH, empresa do universo Red Bull e da mesma família do promotor do WRC e ERC, nunca foi capaz de imprimir ao WRX a dinâmica necessária. Assumiu a promoção do campeonato em 2021 em substituição da IMG, e com um compromisso com a eletrificação da categoria rainha que já vinha detrás. A eletrificação falhou e ajudou a afundar o WRX". Tudo isso terá levado à rutura entre esta entidade e a organização principal do desporto automóvel mundial (FIA).
A prova em Lousada estava prevista para o primeiro fim-de-semana de Maio deste ano, mas o calendário foi cancelado. A prova inaugural, prevista para Janeiro, no Canadá, não se realizou. Neste momento não há qualquer certeza, mas sim muitas dúvidas. Na segunda-feira, durante a reunião do Executivo da CMLousada, Pedro Machado revelou que nesta quinta-feira (27 Fevereiro 2025) viria a Lousada um representante da FIA para reunir com o CAL. Mais que expectável, é desejável que esse emissário traga boas novas em relação ao WRX de 2025.
Apilotos, 24 Fevereiro 2025