pt

Mundial de Rallycross 2025 suspenso, até quando?

A vinda do Mundial de Rallycross (WRX) motivou uma onda de satisfação em Lousada e na comunidade automobilística em geral e motivou da parte do Município de Lousada e do Clube Automóvel uma revolução que está a ser operada com obras avultadas na pista da Costilha, que foi adquirida pela autarquia. Mas entretanto a Federação Internacional do Automóvel (FIA) anulou o calendário de provas de 2025. Isto está a causar apreensão, conforme admitiu Pedro Machado ao nosso jornal. Um representante da FIA deverá chegar a Lousada por estes dias, para dar satisfações acerca desta questão.

Em declarações exclusivas, Pedro Machado respondeu ao jornal O Louzadense que o interpelou se tinha alguma alternativa para o caso de não se consumar a vinda do WRX. "Neste momento não faz qualquer sentido ter planos B's, nem pensar na possibilidade de alguma coisa correr mal". No dizer do autarca, "o nosso foco é cumprir a nossa parte e ter as obras prontas, até porque 15 dias depois do Mundial de Rallycross temos a Superespecial do Mundial de Rally e temos de ter as obras prontas"

Ainda assim, adiantou que "há uma informação muito importante que posso partilhar, relativamente ao assunto em apreço que é o facto de o contrato que existia entre o promotor e a FIA ter sido rescindido. Isso não tem sido muito divulgado, não sei exatamente que problemas é que houve, mas houve uma rescisão do contrato".

Entretanto, Machado está confiante e adianta que "a FIA colocou-nos ao corrente de tudo e creio que está prestes a haver uma decisão relativamente ao novo promotor. Nos próximos dias deve haver uma decisão relativamente à seleção do novo promotor".

"Aquilo que nós sinalizamos à FIA é que estamos a fazer um investimento avultado para receber essa prova, na sequência dos compromissos que o Município de Lousada assumiu e que esperamos que esses compromissos sejam honrados", sublinhou Pedro Machado reiterando que "é isso que eu estou convicto que vai acontecer".

Relativamente às preocupações quanto ao calendário do Mundial de Rallycross, que já devia ter começado em Janeiro no Canadá e foi cancelado, "naturalmente que estamos a acompanhar o assunto com alguma apreensão, mas creio que tudo se vai resolver".

Voltando à questão da existência ou não de alternativas para o caso de não se consumar a vidanda do WRX, Machado afirmou que "preparar soluções alternativas, neste momento, seria pior a emenda que o soneto". Referindo-se a Montalegre que perdeu o WRX e está a enveredar por outro tipo de provas internacionais de Rallycross, como o Rally X EuroLeague, disse que "quem está a preparar essas alternativas, quem está a preparar acolher outro tipo de provas, é quem não consegue ter aquilo que gostaria de ter, é quem não tem acesso à prova do Mundial".

A terminar a resposta à nossa interpelação no final de uma reunião de Câmara, Pedro Machado mostrou-se "certo de que os problemas da FIA e do promotor vão ser resolvidos a muito curto prazo e que a situação vai estabilizar e que vamos ter um calendário ao melhor nível, numa competição que é uma das principais do desporto automóvel".


EMISSÁRIO DA FIA VEM A LOUSADA

A aquisição pela Câmara Municipal dos terrenos ocupados pela pista e a sua envolvente iria permitir a modernização e ampliação das instalações, bem como a construção de um novo paddock ou boxes (em 2026). Os trabalhos decorrem a todo o vapor, com melhoria do traçado e reconstrução das instalações de apoio, entre outras benfeitorias. No final as obras de requalificação do empreendimento rondarão um custo de cerca de 3 milhões de euros.

A entrada de Lousada no Mundial de Rallycross acontece numa altura em que o campeonato está a passar por uma grande crise, tendo o calendário de 2024 composto por apenas cinco provas um reflexo disso. "O WRX tem seguido uma espiral descendente nos últimos anos, com a temporada de 2024 a ser a pior de sempre, com poucos carros e até poucas provas. A Rallycross Promoter GmbH, empresa do universo Red Bull e da mesma família do promotor do WRC e ERC, nunca foi capaz de imprimir ao WRX a dinâmica necessária. Assumiu a promoção do campeonato em 2021 em substituição da IMG, e com um compromisso com a eletrificação da categoria rainha que já vinha detrás. A eletrificação falhou e ajudou a afundar o WRX". Tudo isso terá levado à rutura entre esta entidade e a organização principal do desporto automóvel mundial (FIA).

A prova em Lousada estava prevista para o primeiro fim-de-semana de Maio deste ano, mas o calendário foi cancelado. A prova inaugural, prevista para Janeiro, no Canadá, não se realizou. Neste momento não há qualquer certeza, mas sim muitas dúvidas. Na segunda-feira, durante a reunião do Executivo da CMLousada, Pedro Machado revelou que nesta quinta-feira (27 Fevereiro 2025) viria a Lousada um representante da FIA para reunir com o CAL. Mais que expectável, é desejável que esse emissário traga boas novas em relação ao WRX de 2025.

Apilotos, 24 Fevereiro 2025